domingo, 26 de fevereiro de 2012

PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA


Alimentação Equilibrada - A Pirâmide Alimentar
Saúde & Qualidade de Vida 

          Uma alimentação saudável pode ser resumida em 3 palavras chaves: equilíbrio, variedade e moderação.
          Pensando em facilitar o emprego desses princípios, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide alimentar, que divide os alimentos em seis grupos básicos e demonstra a forma mais correta de se alimentar em termos proporcionais.

          Os objetivos da pirâmide alimentar é o consumo variado de alimentos, a ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos e a redução da ingestão de açúcar e sal.

          Ela se propõe a apontar como sanar as necessidades de calorias e nutrientes usando alimentos

          No entanto, os hábitos alimentares americanos são diferentes dos nossos. Por essa razão, Sônia Tucunduva PHILLIPPI, adaptou a pirâmide americana, aos hábitos brasileiros.

PIRAMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA

          A “Pirâmide Alimentar Brasileira”, de acordo com as Resoluções RDC 359 e 360, de 26 de dezembro de 2003, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é em quatro níveis, sub-divididos em 8 grupos.
          Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras).
          Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia.

          Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.

Vejam as porções a serem ingeridas:

        Primeiro nível (base): é composto por cereais (arroz, trigo), raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame) e massas (pães, bolos).
          São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções por dia.

       Segundo nível: é composto por hortaliças (verduras e legumes) e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo.
          Deve-se consumir de 4 a 5 porções de hortaliças e de 3 a 5 porções de frutas por dia.
        Terceiro nível: é composto por leite e derivados, carnes e ovos e leguminosas. São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo.




          Deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia; 1 a 2 porções de carnes e ovos e 1 porção de leguminosas.

        Quarto nível: é composto por óleos, gorduras, açúcares e doces. Pode-se consumir de 1 a 2 porções de cada por dia.

          Cada um desses grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que você precisa.

          Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros. Nem um grupo alimentar é mais importante que outro.

Devemos enfatizar que para ter uma boa saúde cada indivíduo precisa de todos os grupos.

PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI



sábado, 25 de fevereiro de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES

TRANSTORNOS ALIMENTARES
        Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar,   são todos aqueles que se caracterizam por apresentar alterações graves na conduta alimentar.

        Os  mais freqüentes são ANOREXIA NERVOSA, e a BULIMIA NERVOSA, porém um outro transtorno começa a ser muito freqüente  e estudado a ORTOREXIA.

   ANOREXIA NERVOSA






          É o transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, é uma doença que envolve comportamentos psicológicos, fisiológicos e sociais.

          Esse distúrbio, está presente  principalmente em meninas com idade entre 12 e 18 anos.

          A maior influência, desse transtorno é a mídia, que muitas vezes impõe que a magreza é um fator importante para o sucesso pessoal e profissional.

          Essa influencia negativa faz com que a  maioria das adolescentes  acreditem  que por mais magras que estejam, precisam perder mais peso, deixando de ingerir nutrientes suficientes para a função do organismo.

          SINAIS FÍSICOS: falta de apetite constante, perda excessiva e rápida de peso, fraqueza muscular, desmaios constantes, pressão arterial baixa e falência de alguns órgãos.



BULIMIA NERVOSA
         A bulimia é um transtorno alimentar onde as principais características são os episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios (culpa) para evitar o ganho de peso.
        As pessoas que sofrem de bulimia vivem em um circulo vicioso de compulsão-purgação. 


        Na sua maioria, os pacientes com bulimia estão dentro com o peso normal.

         A bulimia apresenta uma prevalência no sexo feminino, 90 a 95%. A doença se manifesta  mais tarde  que na anorexia, por volta dos 18  a 20 anos

          Os episódios de compulsão consistem no consumo de uma grande quantidade de alimentos freqüentemente ricos em calorias.

          Os episódios de compulsão alimentar ocorrem em segredo, por isso raramente são presenciados por outras pessoas, o que dificulta a procura de médicos ou psicólogos para ajudar no tratamento.


          SINAIS FÍSICOS: Inchaço das glândulas parótidas, machucados na garganta, queda dos cabelos, perda dos dentes, desmaios e fraquezas.


ORTOREXIA



          Ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em alimentos naturais, iniciada a partir de uma preocupação exagerada em obter dietas saudáveis.

          Dessa forma, uma pessoa com tal distúrbio passa a retirar de sua alimentação tudo o que contém açúcar, agrotóxico, substâncias artificiais, que é enlatado, gorduroso e de procedência desconhecida.
         Apesar desse distúrbio ainda não ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, se não averiguada pode trazer prejuízos ao organismo de pessoas.

          Alguns estudiosos acreditam na ligação entre a ortorexia e a anorexia, visto que as duas possuem semelhanças na preocupação com os alimentos, uma com a quantidade e outra com a qualidade.

           Assim como os anoréxicos, os ortoréxicos são tão rígidos com sua alimentação que não conseguem perceber que o “zelo pela alimentação saudável” o torna compulsivo e neurótico. Como acreditam utilizar o melhor método em prol da saúde, os ortoréxicos buscam ainda transformar a alimentação de toda a família, inclusive de amigos.

                A busca pela alimentação correta e balanceada faz com que os ortoréxicos deixem de consumir quantidade significante de vitamina B12, cálcio, zinco e ferro.

          Nesse caso, é muito importante fazer a reposição de tais nutrientes, já que a falta desses traz inúmeros prejuízos à saúde.


          SINAIS FÍSICOS: anemia, osteoporose,  ausência da cicatrização, ressecamento da pele, perda de peso, sensibilidade óssea, distúrbios digestivos, problemas de crescimento,  perda de cabelo, depressão, apatia, amnésia, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência entre outras.

PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI


USO DE ANABOLIZANTES E CONSEQUÊNCIAS

USO DE ANABOLIZANTES E PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS:

“Várias pessoas já morreram por causa do uso dos anabolizantes”

           A busca indiscriminada de corpos perfeitos e esculpidos vem crescendo a cada dia, isso vem levando jovens a fazerem uso de drogas em busca de uma aparência “saudável” e a um vício muitas vezes fatal.
           Os chamados esteróides anabolizantes ou simplesmente “bombas”, são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona e comumente utilizados para aumento no tamanho dos músculos, força física e resistência.

           São geralmente, encontrados em cápsulas e tomados oralmente, tabletes, ou injetados no músculo. Seu uso indiscriminado acarreta sérias conseqüências.
          Embora muita gente não saiba, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos.
          Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. "Os médicos receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar até 300 mg"..



CONSEQÜÊNCIAS DO USO DE ANABOLIZANTES

          O uso de anabolizantes provoca vários distúrbios no organismo, a começar pelos comportamentais como agressividade, irritabilidade, diminuição da libido, transtornos bipolar, síndrome do pânico e quadros depressivos. Distúrbios endócrinos como acne (espinhas), atrofia nos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número de espermatozóides, ginecomastica (crescimento de mamas em homens). Já nas mulheres ocorre o desenvolvimento de características sexuais masculinas, como crescimento de pelos na face, voz grave (grossa) e diabetes.

          Problemas cardiovasculares também podem ocorrer como, por exemplo, a retenção de liquido, aparecimento de edemas, aumento da pressão arterial, colesterol e triglicérides. Doenças hepáticas como câncer no fígado também são freqüentes.

          E por fim problemas musculoesqueléticos, como lesões osteomusculares por solicitação exagerada da musculatura e articulações.
          Diante disso, concluímos então que o efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde.


          Os efeitos colaterais das superdosagens assim como vimos são muitos, sem contar que o uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C.

          Por isso se você deseja ter uma boa saúde, pratique atividades físicas, se alimente adequadamente, beba muita água e só assim com dedicação e paciência é possível alcançar resultados satisfatórios, não se esquecendo é claro de pedir sempre a orientação de um bom professor de EDUCAÇÃO FÍSICA.

MARIANE PRAVATO MUNHOZ,
Educadora Física, Personal Trainer e colaboradora do BLOG.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FOTOS - DANÇA AFRO 2011

Olhem as minhas queridas ex-alunas dançarinas, que com muita competência representavam a escola em eventos pela cidade. Saudades e Parabéns a todas !!!











quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FOTOS - AULAS PRÁTICAS DE 2011


EXEMPLOS DE ALGUMAS AULAS PRÁTICAS REALIZADAS EM 2011































FORMAÇÃO BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL


O QUE É FORMAÇÃO BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL?

          Não dá mais para admitir a idéia de que a aula de Educação física tenha apenas o objetivo de contribuir na formação física dos alunos.
           A Educação física atual, considerada  inovadora e diferente deve considerar o aluno como um todo, alguém capaz de coordenar o PSICO E O MOTOR, em atividades em GRUPO, por meio de CONHECIMENTOS que vão aprender, reproduzir e transformar.

           Por isso, considero a necessidade          de deixar claro aos mesmos,  o que é formação BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL, e como é possível desenvolvê-la nas aulas.

        Antes de mais nada,  vamos entender o que é essa formação:

          BIO = VIDA: Toda e qualquer atividade prática trabalha a vida, ou o corpo em movimento, a fim de contribuir no  desenvolvimento de todos que a realizam.


          PSICO: Não é possível separar o corpo da mente, ou o PSICO do MOTOR.
          É de conhecimento de todos que para realizarmos um simples movimento, precisamos que o nosso cérebro processe essa vontade.

          É preciso  pensar na hora de fazer um passe no futsal, na hora de calcular o momento do salto ao fazer um bloqueio no vôlei, a força ou a velocidade de um arremesso no jogo de queimada, ou seja,  para qualquer ação na quadra é preciso  um trabalho em conjunto do nosso corpo e do nosso cérebro.

          SOCIO: É muito comum ouvirmos falar que a Educação Física ensina o aluno a trabalhar em grupo, o que é verdade, pois a sala de aula é uma mini-sociedade  com pessoas diferentes, com gostos, dificuldades e qualidades variadas que juntos ou EM GRUPO, vão fazer a mesma aula, e por isso aprender a respeitar em grupo as diferenças.

          CULTURAL:  cada aluno possui a sua cultura, porém as aulas teóricas e práticas devem contribuir para o ganho de informações e de conhecimentos que vão enriquecer essa cultura. Em Barueri, temos a Proposta Curricular que sugere conteúdos de acordo com a série e a idade dos alunos.


PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI