quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL


O QUE É FORMAÇÃO BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL?

          Não dá mais para admitir a idéia de que a aula de Educação física tenha apenas o objetivo de contribuir na formação física dos alunos.
           A Educação física atual, considerada  inovadora e diferente deve considerar o aluno como um todo, alguém capaz de coordenar o PSICO E O MOTOR, em atividades em GRUPO, por meio de CONHECIMENTOS que vão aprender, reproduzir e transformar.

           Por isso, considero a necessidade          de deixar claro aos mesmos,  o que é formação BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL, e como é possível desenvolvê-la nas aulas.

        Antes de mais nada,  vamos entender o que é essa formação:

          BIO = VIDA: Toda e qualquer atividade prática trabalha a vida, ou o corpo em movimento, a fim de contribuir no  desenvolvimento de todos que a realizam.


          PSICO: Não é possível separar o corpo da mente, ou o PSICO do MOTOR.
          É de conhecimento de todos que para realizarmos um simples movimento, precisamos que o nosso cérebro processe essa vontade.

          É preciso  pensar na hora de fazer um passe no futsal, na hora de calcular o momento do salto ao fazer um bloqueio no vôlei, a força ou a velocidade de um arremesso no jogo de queimada, ou seja,  para qualquer ação na quadra é preciso  um trabalho em conjunto do nosso corpo e do nosso cérebro.

          SOCIO: É muito comum ouvirmos falar que a Educação Física ensina o aluno a trabalhar em grupo, o que é verdade, pois a sala de aula é uma mini-sociedade  com pessoas diferentes, com gostos, dificuldades e qualidades variadas que juntos ou EM GRUPO, vão fazer a mesma aula, e por isso aprender a respeitar em grupo as diferenças.

          CULTURAL:  cada aluno possui a sua cultura, porém as aulas teóricas e práticas devem contribuir para o ganho de informações e de conhecimentos que vão enriquecer essa cultura. Em Barueri, temos a Proposta Curricular que sugere conteúdos de acordo com a série e a idade dos alunos.


PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário