segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXAME BIOMÉTRICO E PROJETO AENE



EXAME ANTROPOMÉTRICO E
 PROJETO AENE
HABILIDADE: Reconhecer os estados de nutrição para que compreendam como a alimentação e as atividades corporais são determinantes para a aquisição e manutenção da saúde.
           A antropometria é o elo entre as dimensões da Saúde e da Educação para realizar a avaliação do estado nutricional. Além dos testes bioquímicos e provas funcionais, se analisa primeiramente as dimensões corporais por antropometria. O exame antropométrico tem papel essencial tanto no diagnóstico da desnutrição quanto da obesidade, por ser prático, de baixo custo e por identificar precocemente qualquer piora do estado nutricional. (Profa. Dra. Claudia Cezar  www.projetoaene.com.br ).
          Aprendemos com o curso AENE (AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS ESCOLARES ) que fazer o exame antropométrico é muito mais que aferir peso e estatura. É permitir aos alunos a chance de um acompanhamento que o ajude a tratar de maneira não medicamentosa a desnutrição ou a obesidade, pois por meio do cálculo do IMC é possível diagnosticar essas alterações.


          O exame é simples e de baixo custo como já foi citado acima,  deve ser feito no início do ano letivo pois, se diagnosticado alguma alteração do estado nutricional do escolar, o professor tem tempo de avisar  e orientar o aluno e a sua família, de acompanhar a melhora do problema , além de ter a  chance de repetir o exame ao final do ano para avaliar o desenvolvimento dos alunos.

           Na minha escola, trabalho o PROJETO AENE á algum tempo. Todo o início de ano,  realizo o exame antropométrico e calculo junto  com os meus alunos o I.M.C.


          Posso garantir, por meio dos resultados  já foi possível plantar algumas sementinhas positivas aos alunos que precisavam de orientação nutricional.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE, EDUCAMOS SERES HUMANOS, E PODEMOS, COM GESTOS SIMPLES  CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS!!!!!!

Professor Especialista – RICARDO MARINI


Um comentário: