sábado, 25 de fevereiro de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES

TRANSTORNOS ALIMENTARES
        Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar,   são todos aqueles que se caracterizam por apresentar alterações graves na conduta alimentar.

        Os  mais freqüentes são ANOREXIA NERVOSA, e a BULIMIA NERVOSA, porém um outro transtorno começa a ser muito freqüente  e estudado a ORTOREXIA.

   ANOREXIA NERVOSA






          É o transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, é uma doença que envolve comportamentos psicológicos, fisiológicos e sociais.

          Esse distúrbio, está presente  principalmente em meninas com idade entre 12 e 18 anos.

          A maior influência, desse transtorno é a mídia, que muitas vezes impõe que a magreza é um fator importante para o sucesso pessoal e profissional.

          Essa influencia negativa faz com que a  maioria das adolescentes  acreditem  que por mais magras que estejam, precisam perder mais peso, deixando de ingerir nutrientes suficientes para a função do organismo.

          SINAIS FÍSICOS: falta de apetite constante, perda excessiva e rápida de peso, fraqueza muscular, desmaios constantes, pressão arterial baixa e falência de alguns órgãos.



BULIMIA NERVOSA
         A bulimia é um transtorno alimentar onde as principais características são os episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios (culpa) para evitar o ganho de peso.
        As pessoas que sofrem de bulimia vivem em um circulo vicioso de compulsão-purgação. 


        Na sua maioria, os pacientes com bulimia estão dentro com o peso normal.

         A bulimia apresenta uma prevalência no sexo feminino, 90 a 95%. A doença se manifesta  mais tarde  que na anorexia, por volta dos 18  a 20 anos

          Os episódios de compulsão consistem no consumo de uma grande quantidade de alimentos freqüentemente ricos em calorias.

          Os episódios de compulsão alimentar ocorrem em segredo, por isso raramente são presenciados por outras pessoas, o que dificulta a procura de médicos ou psicólogos para ajudar no tratamento.


          SINAIS FÍSICOS: Inchaço das glândulas parótidas, machucados na garganta, queda dos cabelos, perda dos dentes, desmaios e fraquezas.


ORTOREXIA



          Ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em alimentos naturais, iniciada a partir de uma preocupação exagerada em obter dietas saudáveis.

          Dessa forma, uma pessoa com tal distúrbio passa a retirar de sua alimentação tudo o que contém açúcar, agrotóxico, substâncias artificiais, que é enlatado, gorduroso e de procedência desconhecida.
         Apesar desse distúrbio ainda não ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, se não averiguada pode trazer prejuízos ao organismo de pessoas.

          Alguns estudiosos acreditam na ligação entre a ortorexia e a anorexia, visto que as duas possuem semelhanças na preocupação com os alimentos, uma com a quantidade e outra com a qualidade.

           Assim como os anoréxicos, os ortoréxicos são tão rígidos com sua alimentação que não conseguem perceber que o “zelo pela alimentação saudável” o torna compulsivo e neurótico. Como acreditam utilizar o melhor método em prol da saúde, os ortoréxicos buscam ainda transformar a alimentação de toda a família, inclusive de amigos.

                A busca pela alimentação correta e balanceada faz com que os ortoréxicos deixem de consumir quantidade significante de vitamina B12, cálcio, zinco e ferro.

          Nesse caso, é muito importante fazer a reposição de tais nutrientes, já que a falta desses traz inúmeros prejuízos à saúde.


          SINAIS FÍSICOS: anemia, osteoporose,  ausência da cicatrização, ressecamento da pele, perda de peso, sensibilidade óssea, distúrbios digestivos, problemas de crescimento,  perda de cabelo, depressão, apatia, amnésia, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência entre outras.

PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI


Um comentário: