domingo, 12 de fevereiro de 2012

GINÁSTICA CONTEMPORÂNEA


GINÁSTICA CONTEMPORÂNEA

         A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos, especialmente os métodos ginásticos europeus do século XIX. A partir do século XX, o caráter competitivo passou a ser sua característica marcante

        Além da competição a ginástica ganhou com o tempo a  finalidade estética, especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, com o surgimento em massa de academias de ginástica que a cada ano inventam um modelo novo da prática da GINÁSTICA.

GINÁSTICA AERÓBICA
DEFINIÇÃO: É um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular.

BENEFÍCIOS

- Diminui o percentual de gordura;

- Promove o bem estar e saúde;

- Melhora e aumenta as capacidades físicas.

- Estimula a convivência em grupo;

- Aumenta a auto-estima;

- Combate o stress;

GINÁSTICA LOCALIZADA:
DEFINIÇÃO: Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada. O nome ginástica localizada é colocada pela forma como ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular.

BENEFÍCIOS:

Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aeróbia, há uma melhora no sistema cardiorrespiratório. O aluno ainda terá um fortalecimento dos músculos de forma geral, de acordo com a variedade de exercícios realizados, incluindo exercícios com pesos e bastões. É uma ótima forma de adquirir saúde e deixar o corpo bonito.


 
AEROBOXE.


DEFINIÇÃO:  A base  do AEROBOXE vem da aeróbica tradicional, mas o diferencial está, como o próprio nome indica, nos golpes e luvas de boxe: AEROBOXE é a  mistura de ginástica com os movimentos do  boxe.

BENEFÍCIOS:

Entre os benefícios do aeroboxe está a melhora do condicionamento físico e, junto a isso, elevação da freqüência cardíaca, outra vantagem é a queima de gorduras. Em uma aula de uma hora, são queimadas cerca de 600 calorias. As partes do corpo mais trabalhadas são abdomên, pernas, peitorais e ombros. Em relação aos aspectos emocionais, o aeroboxe é bastante procurado para combater o estresse.

ALONGAMENTO:
DEFINIÇÃO: Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

BENEFÍCIOS:

- Reduzem as tensões musculares;

- Relaxam o corpo;

- Proporcionam maior consciência corporal;

- Deixam os movimentos mais soltos e leves;

- Previnem lesões;

- Preparam o corpo para atividades físicas;

- Ativam a circulação.


PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI

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