domingo, 29 de janeiro de 2012

GINÁSTICA GERAL


CONTEÚDO: GINÁSTICA – 1. BIMESTRE – 5 ANO.


HABILIDADES: Reconhecer e adequar as diversas possibilidades do movimento, aprender a respeitar os limites e as potencialidades individuais.

          GINÁSTICA é um dos 06 conteúdos que fazem parte da PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE BARUERI, porém a sua prática não é muito comum nas aulas,  muitas vezes a GINÁSTICA é confundida com um simples aquecimento antes de outra vivências.

          Na escola, a GINÁSTICA  praticada é conhecida como ginástica GERAL. Nessa prática os exercícios   trabalham  todo o nosso corpo. Porém, como é feita em grupo,  deve   respeitar  antes de tudo as individualidades, a capacidade física  e a idade do aluno, favorecendo o desenvolvimento motor e o condicionamento físico de todos.

          A aula de GINÁSTICA na escola deve ser organizada para que seja uma vivência prática  alegre e prazerosa. Um circuito em grupo é um bom   exemplo, nesta prática  os alunos   passam por estações, vivenciam  diferentes exercícios que trabalham todas as partes do corpo, desenvolvendo também a  integração  e o  trabalho em grupo.

          Além da GINÁSTICA GERAL,  existe várias outras  práticas com  finalidades e objetivos diferentes, entre elas:

GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO OU ACADEMIA: Possibilita ou melhora as condições físicas e estéticas para atletas ou não atletas. Ex: musculação e ginástica aeróbica, hidroginástica e outras;

GINÁSTICA TERAPÊUTICA:  É a ginástica utilizada  na prevenção ou tratamento de doenças congênitas ou adquiridas. Por ex: cardíacas e asmáticas;

GINASTICA COMPETITIVA: Reúne as modalidades competitivas (artística, rítmica, por ex.);

GINÁSTICA DEMONSTRATIVA: Qualquer prática da ginástica que não seja competitiva, apenas uma demonstração. 

GINÁSTICA LABORAL: É a ginástica praticada no ambiente de trabalho, em um curto espaço de tempo a fim de prevenir lesões, principalmente por movimentos repetitivos;

 CONTORCIONISMO:  Consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns, e geralmente é mais usado em espetáculos de circo.

 

Professor  Especialista  RICARDO MARINI


Um comentário:

  1. muito obrigado adorei ! agora posso entender sobre ginastica ,muito bom

    ResponderExcluir