terça-feira, 6 de março de 2012

SUPLEMENTOS ALIMENTARES


Suplementos alimentares: uso cresce entre adolescentes




Um dos assuntos mais comentados nas academias na atualidade entre as pessoas que querem adquirir massa muscular ou emagrecer é a ingestão de suplementos alimentares a fim de potencializar os resultados dos treinos, prometendo verdadeiros milagres. Na ânsia de conseguir benefícios rápidos com a musculação muitos adolescentes recorrem ao uso irresponsável desses produtos.
Suplementos são complementos alimentares destinados a recuperar ou suprir a ausência de determinadas substâncias que faltam no organismo. Normalmente eles são usados por esportistas e destinados a complementar a dieta desses atletas, tanto em calorias como também em minerais, gorduras, carboidratos, vitaminas, proteínas, e fibras, isso vai depender da necessidade de cada pessoa.
Os suplementos alimentares podem ser vendidos em cápsula ou em pó e para serem comercializados devem ser autorizados pela (ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária), podendo ser adquiridos sem receita médica, com isso os jovens têm liberdade de comprá-los.
O que torna o assunto preocupante é que muitos leigos praticantes de atividade física estão tomando suplementos sem uma prescrição nutricional ou médica. Utilizam o produto por conta própria, muitas vezes orientado apenas por colegas que já tomaram ou pelo instrutor da academia que não são habilitados para isso. A promessa de eliminar gordura corporal e adquirir massa muscular rapidamente é um tanto quanto sedutora, mas é ao mesmo tempo muito perigosa, pois podem causar graves prejuízos à saúde, trazendo desequilíbrio nutricional, problemas renais, comportamentais, entre outros, principalmente quando se consome em quantidades excessivas.
Esses produtos, porém, só devem ser utilizados por quem realmente precisa e quando necessário, são indicados para atletas de competição porque estes gastam muitas calorias devido ao desgaste do treinamento pesado. O gasto calórico dessas pessoas é tão alto que somente a alimentação convencional não é suficiente para suprir a necessidade nutricional. Por isso é fundamental ter a prescrição de um médico ou nutricionista, que além da suplementação irá elaborar um plano alimentar adequado respeitando a individualidade biológica de cada um.
Para os indivíduos normais, onde o gasto calórico não é tão grande, na maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos, mas mesmo assim, algumas pessoas deixam de se alimentar corretamente para ingerir essas substâncias o que é um equivoco, pois os alimentos possuem muito mais nutrientes do que os suplementos.
Com isso, e fundamental ressaltar que para obter bons resultados nos treinamentos, basta os adolescentes buscarem orientação de profissionais habilitados em atividade física e manterem uma alimentação balanceada a base de proteínas, carboidratos e fibras, isso se consegue facilmente ingerindo carnes, ovos, frango, peixes, leite e derivados e se mesmo assim a opção for suplementar-se é importante que se procure um nutricionista ou um médico endocrinologista para receitar uma dieta adequada.



MARIANE PRAVATO MUNHOZ,
Educadora Física, Personal Trainer e colaboradora do BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário