quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO: PSICOMOTRICIDADE - PROF. ADRIANO


PROJETO: PSICOMOTRICIDADE

PROFESSOR IDEALIZADOR  : ADRIANO 



10º  lugar - giz de Ouro 2011
OBJETIVO

  • Considerando que a prática da Educação Física como espaço de vivência de relações interpessoais concorre significativamente para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania consciente: a participação de crianças em atividades práticas significativas se constitui em componente formativo que integra a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.
  • Promover através da prática corporal a integração e interação dos participantes da unidade escolar, ampliando-lhes as oportunidades de socialização e aquisição de novos conhecimentos relacionados ao corpo humano.

OBJETIVO ESPECÍFICO 

  • Proporcionar estímulos motores, psicológicos e afetivos através de atividades lúdicas que facilitem a formação de novos esquemas neurais, estimulando desenvolvimento de Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Espacial e Orientação Temporal.

  • Estimular o desenvolvimento de esquemas neurais através de práticas lúdicas e corporais valorizando o aprendizado de forma lúdica com comprometimento e respeito em relação à Cultura Corporal do Movimento.
  
JUSTIFICATIVA
 Considerando que a Educação Física tem papel fundamental no processo de formação do cidadão crítico para a sociedade, é importante ressaltar que a construção e a busca da informação representa também um significado no processo de formação educacional da criança. Dessa forma este projeto tem a função de ajudar a formação de novos  esquemas neurais, através de atividades lúdicas falicitando assim novos aprendizados.
Tendo em vista o lúdico como facilitador do aprendizado, é importante ter uma abordagem global da criança por meio de uma técnica que será  utilizada nas aulas de Educação Física que é a Psicomotricidade, que leva em consideração os aspectos corporais e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e no processo de aprendizagem escolar. Há sugestões de exercícios, brincadeiras e jogos como contribuição ao desenvolvimento motor, social, emocional dos movimentos corporais na promoção da totalidade do ser humano.
“A identidade da Psicomotricidade e a validade dos conceitos que emprega para se legitimar revelam uma síntese inquestionável entre o afetivo e o cognitivo, que se encontram no motor, é a lógica do funcionamento do sistema nervoso, em cuja integração maturativa emerge uma mente que transporta imagens e representações e que resulta duma aprendizagem mediatizada dentro dum contexto sócio-cultural e sócio-histórico" (Fonseca, 1989).
De acordo com Piaget, uma criança quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados, mais diferenciados e mais numerosos. Conforme PULASKI (1986), esquema é uma estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais organizado e mais complexo. Dessa forma, temos a definição que os esquemas não são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
  
METODOLOGIA

O público alvo deste projeto é com alunos do 3º ano desta Unidade Escolar que se encontram no processo de aprendizado diário.
As atividades serão realizadas semanalmente nas aulas de Educação Física com o propósito de atingir os objetivos específicos, através de atividades lúdicas, corporais, coordenação motora e escrita:
  • Esquema Corporal - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
  • Lateralidade - Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
  • Estruturação Espacial - É a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.
  • Orientação Espacial - Quando a criança domina os diversos termos espaciais, ensinar a orientar-se, isto é: poder virar-se, ir para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, para o alto, poder ficar em fila etc.
  • Orientação Temporal - A estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função:
·         noções de tempo longo, de tempo curto (uma hora, um minuto);
·         noções de ritmo regular, de ritmo irregular (aceleração, freada);
·         noções de cadência rápida, de cadência lenta (diferença entre a corrida e o andar).

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