segunda-feira, 27 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO BASQUETE - 6º ANO


HISTÓRIA DO BASQUETE – 6ºANO

Criado em 1891 pelo canadense James Naismith, professor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), em Massachussets, EUA, o basketball era um jogo que consistia em arremessar uma bola de couro por um cesto sem o fundo, pendurado em uma haste, daí o seu nome (basket = cesto e ball = bola).

Criação


Devido à impossibilidade da prática de exercícios físicos no inverno longo e rigoroso de Massachussets, as atividades ficavam restritas a longas e maçantes aulas de ginástica no ginásio, que não estimulava nem um pouco os alunos. A solução encontrada pelo diretor do Springfield College, o colégio internacional da ACM, foi convocar Naismith, na época com 30 anos, para criar um jogo que estimulasse os alunos durante o inverno, mas que pudesse ser praticado em áreas abertas no verão, e que não apresentasse violência.

Após várias reuniões com outros professores da região, James pensou em desistir de criar tal jogo. Porém seu espírito de empreendedorismo o impediu de abandonar a criação. Pelo fato de usarem os pés, os alunos poderiam facilmente machucar uns aos outros, gerando a violência que deveria ser evitada. Dessa forma James decidiu que a bola deveria ser ligeiramente maior que uma bola de futebol e conduzida com as mãos.

A cesta


Conversando com o zelador do colégio, Naismith perguntou se havia a possibilidade de conseguir duas caixas de umas 8 pol², cerca de 45 cm. Após conseguir os cestos, Naismith pregou-os em duas pilastras em lados opostos do campo delimitado no interior do ginásio na altura exata de 3,05 metros, altura esta que permanece até hoje.

Algumas alterações quanto às regras criadas por Naismith foram feitas, inclusive o tamanho da quadra, que correspondia à metade da atual, e o número de jogadores que variava de 3 a 40 pessoas em cada equipe. Com algumas exceções, as regras são as mesmas utilizadas pelos mais de 300 mil praticantes do desporto hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário