CONSIDERAÇÕES SOBRE OS JOGOS:
Jogos são atividades em que nos
exercitamos brincando e distraindo-nos de maneira alegre e prazerosa que se praticados
de forma despreocupada, permitem um descanso dos centros nervosos, diminuindo
qualquer tipo de tensão.
Os jogos podem ser considerados o
conteúdo que apresenta maiores facilidades de aplicação por diferentes razões,
entre elas:
01 – Não
são desconhecidos das crianças, muitas
vezes os mesmos já conhecem o jogo;
02 – Não
exigem espaço ou material sofisticado;
03 –
Podem variar em complexidade de regras, ou seja pode ser com regras fáceis ou
difíceis;
04 –
Podem ser praticados por qualquer faixa etária;
05 – É uma
vivência prazerosa e alegre a seus praticantes;
06 –
Não exigem técnica ou tática apurada;
07 – Todos os jogos possuem a
imprevisibilidade no resultado;
08 – Os
jogos permitem flexibilidade do números de jogadores e o objetivo é comum a
maioria;
09 –
Aprende-se os jogos pelo método global, diferentemente do esporte, que
geralmente é aprendido/ensinado por partes;
10 –
Podem ser praticados por todos, sem discriminação de cor, gênero, estatura ou
força.
11 –
Favorecem a interação e a cooperação entre os alunos.
De acordo com a finalidade e maneira
de jogar, os jogos podem ser classificados em:
01 – JOGOS
SENSORIAIS: São os jogos que ajudam a desenvolver os
sentidos;
02 – JOGOS
MOTORES: São aqueles que exigem a
participação de todo o corpo, principalmente dos músculos;
03 – JOGOS DE
TABULEIRO OU DE RACIOCÍNIO: Como
o próprio nome indica, são os jogos que ajudam a desenvolver o raciocínio, como
por exemplo: xadrez ,dama, UNO e dominó;
04 – JOGOS
RECREATIVOS: São
os jogos em que as pessoas praticam sem preocupação com a vitória ou competição,
os praticantes apenas se divertem de maneira recreativa nos espaços disponíveis;
05 – JOGOS PRÉ
- DESPORTIVOS: Nos
jogos pré-desportivos as pessoas também se divertem porém, nesse exemplo de jogo já há regras, o competir
COM e a semelhança com uma modalidade esportiva.
06 – JOGOS
COOPERATIVOS: São
jogos de grupo que tem por
objetivo, despertar a consciência de
cooperação e promover efetivamente a cooperação entre os jogadores onde os
objetivos são comuns e as ações são compartilhadas e os benefícios são
distribuídos por todos.
Professor especialista: Ricardo Marini