PROJETO: PSICOMOTRICIDADE
10º lugar - giz de Ouro 2011
OBJETIVO
- Considerando que a prática da Educação Física como espaço de vivência de relações interpessoais concorre significativamente para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania consciente: a participação de crianças em atividades práticas significativas se constitui em componente formativo que integra a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.
- Promover através da prática corporal a integração e interação dos participantes da unidade escolar, ampliando-lhes as oportunidades de socialização e aquisição de novos conhecimentos relacionados ao corpo humano.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Proporcionar estímulos motores, psicológicos e afetivos através de atividades lúdicas que facilitem a formação de novos esquemas neurais, estimulando desenvolvimento de Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Espacial e Orientação Temporal.
- Estimular o desenvolvimento de esquemas neurais através de práticas lúdicas e corporais valorizando o aprendizado de forma lúdica com comprometimento e respeito em relação à Cultura Corporal do Movimento.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a Educação Física
tem papel fundamental no processo de formação do cidadão crítico para a
sociedade, é importante ressaltar que a construção e a busca da informação
representa também um significado no processo de formação educacional da
criança. Dessa forma este projeto tem a função de ajudar a formação de novos
esquemas neurais, através de atividades lúdicas falicitando assim novos
aprendizados.
Tendo em vista o
lúdico como facilitador do aprendizado, é importante ter uma abordagem
global da criança por meio de uma técnica que será utilizada nas aulas de
Educação Física que é a Psicomotricidade, que leva em consideração os aspectos
corporais e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e no
processo de aprendizagem escolar. Há sugestões de exercícios, brincadeiras e
jogos como contribuição ao desenvolvimento motor, social, emocional dos
movimentos corporais na promoção da totalidade do ser humano.
“A identidade da
Psicomotricidade e a validade dos conceitos que emprega para se legitimar
revelam uma síntese inquestionável entre o afetivo e o cognitivo, que se
encontram no motor, é a lógica do funcionamento do sistema nervoso, em cuja
integração maturativa emerge uma mente que transporta imagens e representações
e que resulta duma aprendizagem mediatizada dentro dum contexto sócio-cultural
e sócio-histórico" (Fonseca, 1989).
De acordo com
Piaget, uma criança quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza
reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados,
mais diferenciados e mais numerosos. Conforme PULASKI (1986), esquema é uma
estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da
integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais
organizado e mais complexo. Dessa forma, temos a definição que os esquemas não
são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
METODOLOGIA
O público alvo
deste projeto é com alunos do 3º ano desta Unidade Escolar que se
encontram no processo de aprendizado diário.
As atividades serão
realizadas semanalmente nas aulas de Educação Física com o propósito de atingir
os objetivos específicos, através de atividades lúdicas, corporais, coordenação
motora e escrita:
- Esquema Corporal - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
- Lateralidade - Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
- Estruturação Espacial - É a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.
- Orientação Espacial - Quando a criança domina os diversos termos espaciais, ensinar a orientar-se, isto é: poder virar-se, ir para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, para o alto, poder ficar em fila etc.
- Orientação Temporal - A estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função:
·
noções de tempo longo, de tempo
curto (uma hora, um minuto);
·
noções de ritmo regular, de ritmo
irregular (aceleração, freada);
·
noções de cadência rápida, de cadência
lenta (diferença entre a corrida e o andar).
Prof vc aplicou o projeto?
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