segunda-feira, 30 de abril de 2012

HANDEBOL - REGRAS BÁSICAS - 6º, 7º e 8º ANO - 2º BIMESTRE


REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

           O handebol é uma modalidade desportiva que consiste em uma adaptação do futebol onde duas equipes, tentam marcar gols com as mãos.

           O único  jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro.

          O esporte encontra-se em fase de ascensão no Brasil, e é muito praticado nas escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão para o handebol, e ainda proporciona aos professores a possibilidade de educar pelo jogo.



EXISTEM ALGUMAS REGRAS BÁSICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS A RISCA PELOS JOGADORES, DENTRE AS QUAIS, AS MAIS IMPORTANTES  SÃO:

- O handebol é disputado por duas equipes de sete integrantes cada , sendo  um no gol e seis na linha com o objetivo marcar gols na baliza adversária.

- Uma partida tem duração de 60 minutos – 30 cada tempo  e é dividida por um intervalo de dez minutos. Caso o jogo termine empatado, é disputada uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos intercalados por uma pausa de um minuto.


- Os jogadores devem caminhar ou correr batendo a bola no chão, assim como no basquete. Os atletas podem, no máximo, dar três passos sem quicá-la.

- Um time não pode permanecer com a bola sem tentar o ataque.

- São consideradas faltas: empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no oponente. Caso isso aconteça em uma chance clara de gol é marcado tiro de sete metros.

 - Existem três tipos de punições individuais no esporte: advertência, exclusão e desqualificação. Na primeira, o jogador é avisado sobre sua conduta antidesportiva. Na segunda, o atleta deve ficar fora da quadra por dois minutos. Já a desqualificação exclui o praticante da partida definitivamente.

Professor especialista: Ricardo Marini


Um comentário: