segunda-feira, 30 de abril de 2012

PRIMEIROS SOCORROS - 9º ANO - 2º BIMESTRE


CONTEÚDO: 9º ANO
   
             PRIMEIROS SOCORROS


01 - TORÇÕES

CONCEITO: Torção dos ligamentos, provocado por um  repuxamento violento ou movimento forçado a esse nível, causando uma dor muito forte.


 PRIMEIROS SOCORROS: Instalar a pessoa em posição confortável, Aplicar gelo/água fria a correr no local, transportar a vítima ao hospital evitando a movimentação da articulação lesionada 

02 - FRATURAS

CONCEITO: fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos.


PRIMEIROS SOCORROS: Segurar o membro fraturado na posição mais confortável , sentar ou deitar a vítima como esta preferir e se possível ajude a imobilizar a fratura com uma almofada ou algum objeto duro.

03 - ASFIXIAS

CONCEITO: A asfixia (sufocação ou engasgo) é o espasmo da tosse e expectoração que se apresentam em conseqüência da penetração de líquidos ou sólidos nas vias aéreas



 PRIMEIROS SOCORROS: Se o objeto está  preso no nariz , peça a pessoa que respire pela boca, expelir o ar pelo nariz forçando a saída do objeto,  se necessário  pressione a base do nariz (no alto, próximo aos olhos) e empurrando o objeto para baixo.

         Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades espere a pessoa tossir.

         A própria pressão do ar pode expulsar a comida para fora, você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas e, se necessário coloque-se atrás dela e faça a manobra de HEIMLICH.

04 - CONVULSÕES

CONCEITO: É Um ataque que pode ser uma contração repentina, violenta e incontrolável de um grupo de músculos. A convulsão também pode ser mais sutil em que a pessoa parece estar sonhando acordada por alguns momentos.


 PRIMEIROS SOCORROS: Para que a  vítima não se machuque,  proteja-a  de queda, deite a  no chão em uma área segura, Retire móveis ou outros objetos da área ao redor e sem restringir os movimentos da vítima durante a convulsão, afrouxe qualquer vestimenta, principalmente ao redor do pescoço. 


OBSERVAÇÃO. Em caso de vômito, tente virar a cabeça da vítima de lado para que o vômito não seja aspirado para dentro dos pulmões ou pela traquéia.

 
               
05 - QUEIMADURAS

CONCEITO: Queimadura é toda lesão causada por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos que agem no tecido que reveste o corpo.

 PRIMEIROS SOCORROS: Se a roupa estiver pegando fogo, abafe com um cobertor e mantenha a pessoa deitada, se a roupa estiver molhada, retire-a imediatamente pois o tecido mantém o calor do líquido.
          Retire da área queimada qualquer roupa apertada. Não se esqueça de que as queimaduras podem causar inchaços. Cubra suavemente a queimadura com um pano limpo de tecido de algodão (lençol, fronha, fralda ou lenço).





O QUE NÃO FAZER? Nunca passe óleo, manteiga, creme ou loção anti séptica,não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele,não mexa na queimadura, principalmente se a pele estiver levantando
Professor especialista: Ricardo Marini



HANDEBOL - REGRAS BÁSICAS - 6º, 7º e 8º ANO - 2º BIMESTRE


REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

           O handebol é uma modalidade desportiva que consiste em uma adaptação do futebol onde duas equipes, tentam marcar gols com as mãos.

           O único  jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro.

          O esporte encontra-se em fase de ascensão no Brasil, e é muito praticado nas escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão para o handebol, e ainda proporciona aos professores a possibilidade de educar pelo jogo.



EXISTEM ALGUMAS REGRAS BÁSICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS A RISCA PELOS JOGADORES, DENTRE AS QUAIS, AS MAIS IMPORTANTES  SÃO:

- O handebol é disputado por duas equipes de sete integrantes cada , sendo  um no gol e seis na linha com o objetivo marcar gols na baliza adversária.

- Uma partida tem duração de 60 minutos – 30 cada tempo  e é dividida por um intervalo de dez minutos. Caso o jogo termine empatado, é disputada uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos intercalados por uma pausa de um minuto.


- Os jogadores devem caminhar ou correr batendo a bola no chão, assim como no basquete. Os atletas podem, no máximo, dar três passos sem quicá-la.

- Um time não pode permanecer com a bola sem tentar o ataque.

- São consideradas faltas: empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no oponente. Caso isso aconteça em uma chance clara de gol é marcado tiro de sete metros.

 - Existem três tipos de punições individuais no esporte: advertência, exclusão e desqualificação. Na primeira, o jogador é avisado sobre sua conduta antidesportiva. Na segunda, o atleta deve ficar fora da quadra por dois minutos. Já a desqualificação exclui o praticante da partida definitivamente.

Professor especialista: Ricardo Marini


sábado, 28 de abril de 2012

HANDEBOL - FUNDAMENTOS BÁSICOS - 2º BIMESTRE



HANDEBOL

FUNDAMENTOS BÁSICOS:
Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado. 

 Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário. 

 Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol. 


 Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola. 


 Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial. 

 Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.



Professor Especialista : Ricardo Marini

sábado, 21 de abril de 2012

HISTÓRIA DO HANDEBOL - 2º BIMESTRE


HANDEBOL NO MUNDO
       
 Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial.
           No iníco, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
          Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador, F.I.H.A. Mas, em 1946, durante o congreso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol, F.I.H., e o jogo de 11 jogadores em segundo plano.

          Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a F.I.H. contava com 25 nações.
          No dia 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da F.I.H. era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.

         A primeira vez que o Handebol foi disputado em uma olimpíada foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o Handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

HANDEBOL NO BRASIL


         O Handebol no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.

          Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo.


          Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling.

         O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).



         Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos – CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

         Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972.



         Como ilustração, nos JEB’s/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas.

         A atual Confederação Brasileira de Handebol – CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.

PROFESSOR ESPECIALISTA: RICARDO MARINI

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/historia-do-handebol.php



quarta-feira, 18 de abril de 2012

IMPORTANTE - CONTEÚDOS TEÓRICOS - 2º BIMESTRE


EMEF. PROF. MARIA ELISA B. C. CHALUPPE

CONTEÚDOS TEÓRICOS DO 2º BIMESTRE


      Olá galera O primeiro bimestre passou muito rápido, mas tenho certeza que deu tempo para aprender  e assimilar muitos conteúdos novos.

      Bem, como o tempo não para já preparei  os conteúdos teóricos sugeridos pela Proposta Curricular de Educação Física da Barueri para o 2º bimestre.

     Alguns conteúdos serão trabalhados por meio do  blog e outros serão conceituados por meio de banners, registros, leitura e aulas expositivas.

3º ANO DANÇAS FOLCLÓRICAS  REGIONAIS;

4º ANODANÇAS FOLCLÓRICAS REGIONAIS;



5º ANO – ESTILOS  DE JOGOS E DANÇAS FOLCLÓRICAS COMTEMPORÂNEAS;



6º ANO – HANDEBOL – HISTÓRIA, EVOLUÇÃO DO ESPORTE E REGRAS BÁSICAS;

7º ANO HANDEBOL – FUNDAMENTOS BÁSICOS: (passe, recepção e arremessos).

8º ANO – HANDEBOL – FUNDAMENTOS PARA O JOGO PROPRIAMENTE DITO: (passes, arremessos, fintas, defesa, ataque e jogo propriamente dito).

9º ANOPRIMEIROS SOCORROS ( ressuscitação  cardio-respiratória, torções, fraturas, asfixias, convulsões e queimaduras).


Com certeza será um bimestre bastante produtivo!!!!!!!!!!!!!!!

Professor especialista: Ricardo Marini

quinta-feira, 5 de abril de 2012

CONTEÚDOS - AVALIAÇÕES DO 1º BIMESTRE


EMEF. MARIA ELISA B. C. CHALUPPE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONTEÚDOS - AVALIAÇÕES  1ºBIMESTRE 
SEMANA DE 16 A 20 DE ABRIL
          SÉRIE
CONTEÚDOS


5º ANO
- Obesidade – conteúdo registrado no caderno;

6º ANO
- Ossos e músculos –  conteúdo registrado no caderno;
- Capacidades físicas ( agilidade, flexibilidade e resistência) – BLOG postagem no mês de janeiro.
7º ANO
- Hábitos posturais – registrado no caderno;
- Atletismo – Provas de corridas e saltos. BLOG – postagem no mês de fevereiro.
7ª SÉRIE
- Distúrbios alimentares – conteúdo registrado no caderno e resumo exposto no BANNER informativo;
- Atletismo – Provas de arremessos e lançamentos – BLOG – postagem no mês de fevereiro
8ª SÉRIE
- Anabolizantes – Conteúdo registrado no caderno e resumo exposto no BANNER informativo.
- Ginásticas Contemporâneas – (finalidades e classificação) – BLOG – postagem no mês de fevereiro.

BOA PROVA A TODOS !!!!!!
Professor especialista: Ricardo Marini

quarta-feira, 4 de abril de 2012