A aula de Educação Física deve ser uma AÇÃO que eduque o aluno FISICAMENTE e HUMANAMENTE.
sábado, 31 de março de 2012
HIPERTENSÃO ARTERIAL
CONTROLE O STRESSE E A HIPERTENSÃO ARTERIAL
IMPORTÃNCIA:
As doenças
cardiovasculares especialmente as causadas pela hipertensão arterial e pelo
estresse, são as principais causas de improdutividade das pessoas, segundo a
O.M.S. (Organização Mundial da Saúde).
O PROBLEMA:
A hipertensão
arterial é conhecida como “inimiga silenciosa” já que não apresenta sintomas
que serviriam de alerta. Mais da metade dos hipertensos não sabem que estão com
a doença. Dentre os quais sabem, metade não se trata.
A CAUSA:
Existem inúmeras entre
a predisposição genética e os fatores ambientais e emocionais, entretanto em
mais de 95% dos pacientes a hipertensão arterial é uma doença que não tem cura,
mas tem controle.
OS PRINCIPAIS RISCOS PARA
ADOECER:
- Consumo excessivo
de sal;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo
de álcool;
- Uso de drogas;
- Sedentarismo;
- Estresse devido a
impaciência e hostilidade nas relações interpessoais.
OS GANHOS COM O TRATAMEMTO:
O tratamento
correto individualizado e sob orientação médica ( dieta, exercícios,
medicamentos) significa um importante ganho com redução de risco de:
-A.V.C. (Derrame
cerebral);
- I.A.M. ( Infarto
Agudo do Miocárdio);
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal
crônica;
VALE
A PENA CONTROLAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dr.
Ernesto Kogan, Médico especialista em Clínica Médic
quarta-feira, 21 de março de 2012
VÍDEO - HANDEBOL
Nesse vídeo de handebol gostaria que os alunos prestassem atenção aos seguintes itens;
a) Como no handebol, o toque de bola é rápido;
b) A maneira em como a barreira se posiciona para ajudar a defesa;
c) Percebam que alguns ataques são feitos pelos cantos da quadra;
d) A movimentação e o constante toque e bola entre os jogadores.
VÍDEO HANDEBOL - MELHORES ATAQUES
É possível por meio desse vídeo visualizar ataques que podem ser feitos no jogo de Handebol. Percebam que quase toda finalização ao gol é realizada com salto, arremessando a bola por cima da barreira.
quarta-feira, 14 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
sábado, 10 de março de 2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
VÍDEO - BULIMIA E ANOREXIA - 8º ANO
Ao assistirem esse vídeo, REFLITAM:
01 - Quais os fatores que influenciam os distúrbios alimentares;
02 - Qual a principal influência desses distúrbios;
03 - O que diferencia BULIMIA de ANOREXIA;
04 - A pessoa consegue também ter um corpo saudável com alimentação balanceada e atividade física regular, porém, quem sofre de algum DISTÚRBIO ALIMENTAR, precisa de tratamento para buscar meios saudáveis de emagrecer.
VÍDEO- ANABOLIZANTES - 9º ANO
CONTEÚDO - ESTERÓIDES ANABOLIZANTES - 9º ANO
quinta-feira, 8 de março de 2012
quarta-feira, 7 de março de 2012
PROJETO: PSICOMOTRICIDADE - PROF. ADRIANO
PROJETO: PSICOMOTRICIDADE
10º lugar - giz de Ouro 2011
OBJETIVO
- Considerando que a prática da Educação Física como espaço de vivência de relações interpessoais concorre significativamente para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania consciente: a participação de crianças em atividades práticas significativas se constitui em componente formativo que integra a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.
- Promover através da prática corporal a integração e interação dos participantes da unidade escolar, ampliando-lhes as oportunidades de socialização e aquisição de novos conhecimentos relacionados ao corpo humano.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Proporcionar estímulos motores, psicológicos e afetivos através de atividades lúdicas que facilitem a formação de novos esquemas neurais, estimulando desenvolvimento de Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Espacial e Orientação Temporal.
- Estimular o desenvolvimento de esquemas neurais através de práticas lúdicas e corporais valorizando o aprendizado de forma lúdica com comprometimento e respeito em relação à Cultura Corporal do Movimento.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a Educação Física
tem papel fundamental no processo de formação do cidadão crítico para a
sociedade, é importante ressaltar que a construção e a busca da informação
representa também um significado no processo de formação educacional da
criança. Dessa forma este projeto tem a função de ajudar a formação de novos
esquemas neurais, através de atividades lúdicas falicitando assim novos
aprendizados.
Tendo em vista o
lúdico como facilitador do aprendizado, é importante ter uma abordagem
global da criança por meio de uma técnica que será utilizada nas aulas de
Educação Física que é a Psicomotricidade, que leva em consideração os aspectos
corporais e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e no
processo de aprendizagem escolar. Há sugestões de exercícios, brincadeiras e
jogos como contribuição ao desenvolvimento motor, social, emocional dos
movimentos corporais na promoção da totalidade do ser humano.
“A identidade da
Psicomotricidade e a validade dos conceitos que emprega para se legitimar
revelam uma síntese inquestionável entre o afetivo e o cognitivo, que se
encontram no motor, é a lógica do funcionamento do sistema nervoso, em cuja
integração maturativa emerge uma mente que transporta imagens e representações
e que resulta duma aprendizagem mediatizada dentro dum contexto sócio-cultural
e sócio-histórico" (Fonseca, 1989).
De acordo com
Piaget, uma criança quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza
reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados,
mais diferenciados e mais numerosos. Conforme PULASKI (1986), esquema é uma
estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da
integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais
organizado e mais complexo. Dessa forma, temos a definição que os esquemas não
são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
METODOLOGIA
O público alvo
deste projeto é com alunos do 3º ano desta Unidade Escolar que se
encontram no processo de aprendizado diário.
As atividades serão
realizadas semanalmente nas aulas de Educação Física com o propósito de atingir
os objetivos específicos, através de atividades lúdicas, corporais, coordenação
motora e escrita:
- Esquema Corporal - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
- Lateralidade - Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
- Estruturação Espacial - É a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.
- Orientação Espacial - Quando a criança domina os diversos termos espaciais, ensinar a orientar-se, isto é: poder virar-se, ir para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, para o alto, poder ficar em fila etc.
- Orientação Temporal - A estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função:
·
noções de tempo longo, de tempo
curto (uma hora, um minuto);
·
noções de ritmo regular, de ritmo
irregular (aceleração, freada);
·
noções de cadência rápida, de cadência
lenta (diferença entre a corrida e o andar).
terça-feira, 6 de março de 2012
SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Suplementos alimentares:
uso cresce entre adolescentes
Um dos assuntos mais comentados nas academias na atualidade entre as pessoas
que querem adquirir massa muscular ou emagrecer é a ingestão de suplementos
alimentares a fim de potencializar os resultados dos treinos, prometendo
verdadeiros milagres. Na ânsia de conseguir benefícios rápidos com a musculação
muitos adolescentes recorrem ao uso irresponsável desses produtos.
Suplementos são complementos alimentares destinados a recuperar ou
suprir a ausência de determinadas substâncias que faltam no organismo.
Normalmente eles são usados por esportistas e destinados a complementar a dieta
desses atletas, tanto em calorias como também em minerais, gorduras,
carboidratos, vitaminas, proteínas, e fibras, isso vai depender da necessidade
de cada pessoa.
Os suplementos alimentares podem ser vendidos em cápsula ou em pó e para
serem comercializados devem ser autorizados pela (ANVISA - Agência Nacional de
Vigilância Sanitária), podendo ser adquiridos sem receita médica, com isso os
jovens têm liberdade de comprá-los.
O que torna o assunto preocupante é que muitos leigos praticantes de atividade
física estão tomando suplementos sem uma prescrição nutricional ou médica.
Utilizam o produto por conta própria, muitas vezes orientado apenas por colegas
que já tomaram ou pelo instrutor da academia que não são habilitados para isso.
A promessa de eliminar gordura corporal e adquirir massa muscular rapidamente é
um tanto quanto sedutora, mas é ao mesmo tempo muito perigosa, pois podem
causar graves prejuízos à saúde, trazendo desequilíbrio nutricional, problemas
renais, comportamentais, entre outros, principalmente quando se consome em
quantidades excessivas.
Esses produtos, porém, só devem ser utilizados por quem realmente
precisa e quando necessário, são indicados para atletas de competição porque
estes gastam muitas calorias devido ao desgaste do treinamento pesado. O gasto
calórico dessas pessoas é tão alto que somente a alimentação convencional não é
suficiente para suprir a necessidade nutricional. Por isso é fundamental ter a
prescrição de um médico ou nutricionista, que além da suplementação irá
elaborar um plano alimentar adequado respeitando a individualidade biológica de
cada um.
Para os indivíduos normais, onde o gasto calórico não é tão grande, na
maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos, mas mesmo assim,
algumas pessoas deixam de se alimentar corretamente para ingerir essas
substâncias o que é um equivoco, pois os alimentos possuem muito mais
nutrientes do que os suplementos.
Com isso, e fundamental ressaltar que para obter bons resultados nos
treinamentos, basta os adolescentes buscarem orientação de profissionais
habilitados em atividade física e manterem uma alimentação balanceada a base de
proteínas, carboidratos e fibras, isso se consegue facilmente ingerindo carnes,
ovos, frango, peixes, leite e derivados e se mesmo assim a opção for
suplementar-se é importante que se procure um nutricionista ou um médico
endocrinologista para receitar uma dieta adequada.
MARIANE
PRAVATO MUNHOZ,
Educadora Física, Personal Trainer e colaboradora do
BLOG.
segunda-feira, 5 de março de 2012
TRABALHO 1º BIMESTRE
Olá alunos, como já combinado, essa semana estou de licença Paternidade, gostaria que registrassem os textos relacionados aos conteúdos teóricos do bimestre para que essa parte fique adiantada. Os textos são resumos dos postados do BLOG, por isso não imprimam e nem copiem do BLOG. O trabalho que pedi a vcs vão me entregar a semana que vem somente para mim em uma folha separada, não se esqueçam.
sábado, 3 de março de 2012
FOTOS DA MARIA LUIZA
NÃO É A CARINHA DO PAPAI?
QUE COISA FOFA !!!!
MENINA LINDA
ROUPINHA DA SAÍDA DA MATERNIDADE
QUE PREGUIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!
GRAÇAS A DEUS NOSSA FILHA É SAUDÁVEL E DORME MUITOOOOOO!!!!
MARIA LUIZA TIRANDO UM COCHILO NO BERÇÁRIO