domingo, 29 de julho de 2012

JUDÔ - REGRAS BÁSICAS - 3º BIM. 7º ANO


EMEF. MARIA ELISA BUENO COUTO CHALUPPE

JUDÔ – REGRAS BÁSICAS

O grande objetivo é marcar um ippon, o golpe perfeito que leva o adversário a cair com as costas no tatame ou quando é imobilizado por 30 segundos, ganhando dois waza-ari, que determinam meio ponto.

Não são permitidos chutes ou socos.

Um waza-ari pode ser ganho quando o oponente cai apenas com uma parte das costas no chão, quando um lutador imobiliza o oponente por 25 segundos ou quando o oponente é punido (keikoku).

Se o tempo acabar sem que um dos atletas tenha conseguido o ippon, então o árbitro concede a vitória ao lutador que acumulou mais pontos.



 

CAPOEIRA - 3º BIM. 9º ANO OU 8ª SÉRIE


HISTÓRIA DA CAPOEIRA 

OBJETIVO: RECONHECER A HISTÓRIA DA LUTA

          RAÍZES AFRICANAS: A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na ÁFRICA, faziam muitas danças ao som de músicas.



          NO BRASIL: Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 
 Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a
CAPOEIRA, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de CAPOEIRA OU CAPOEIRÃO. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
 Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente GETÚLIO VARGAS. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional. Hoje a capoeira, atividade originalmente brasileira foi exportada e ganhou o mundo,  nossos mestres, a ensina em vários países ganhando muito bem para isso.
 
TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA: A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da ESCRAVIDÃO, é a CAPOEIRA ANGOLA. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O ESTILO REGIONAL caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. á o terceiro tipo de capoeira é o CONTEMPORÂNEO, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade. 

BOXE - 3º BIM. 8º ANO OU 7ª SÉRIE

      
CONTEÚDO: BOXE
HABILIDADES: Reconhecer o histórico da luta e conhecer as regras básicas do boxe
HISTÓRICO DO BOXE:
      Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há  indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos). Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é  hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

REGRAS BÁSICAS DO BOXE

   Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador. As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.
      No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).
     O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No Brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.

      PRINCIPAIS GOLPES DE BOXE:
 Os principais golpes de boxe são: CRUZADO (aplicado na lateral da cabeça ), JAB (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos),  DIRETO (soco frontal) e UPPER (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo). 

CONSIDERAÇÕES DE JOGOS - 3º BIM. 6º ANO


Considerações sobre os jogos:

        Jogos são atividades em que nos exercitamos brincando e distraindo-nos de maneira alegre e prazerosa. Praticados de forma despreocupada pelas pessoas, os jogos permitem um descanso dos centros nervosos, diminuindo qualquer tipo de tensão.

        Os jogos podem ser considerado o conteúdo que apresenta maiores facilidades de aplicação por diferentes razões, entre elas:

01 – Não são desconhecidos das crianças, muitas vezes os mesmos já conhece o jogo;

02 – Não exige espaço ou material sofisticado;

03 – Podem variar em complexidade de regras, ou seja pode ser com regras fáceis ou difíceis;

04 – Pode ser praticado por qualquer faixa etária;

05 – É  uma vivência prazerosa e alegre a seus praticantes;

06 – Não exige técnica ou tática apurada;

07 – Todo jogo possui a imprevisibilidade do resultado;

08 – O jogo permite flexibilidade no números de jogadores e o objetivo é comum a maioria;

09 – Aprende-se o jogo pelo método global, diferentemente do esporte, que geralmente é aprendido/ensinado por partes;

10 – Podem ser praticados por todos, sem discriminação de cor, gênero, estatura ou força.

11 – Favorecem a interação e a cooperação entre os alunos.

De acordo com a finalidade e maneira de jogar, os jogos podem ser classificados em:

01 – JOGOS SENSORIAIS: São os jogos que ajudam a desenvolver os sentidos;

02 – JOGOS MOTORES: São aqueles que exigem a participação de todo o corpo, principalmente dos músculos;

03 – JOGOS DE TABULEIRO OU DE RACIOCÍNIO: Como o próprio nome indica, são os jogos que ajudam a desenvolver o raciocínio, como por exemplo: xadrez ,dama UNO e dominó;

04 – JOGOS RECREATIVOS: São os jogos em que as pessoas praticam sem preocupação com vitória ou competição,

05 – JOGOS PRE - DESPORTIVOS: Nos jogos pré-desportivos as pessoas também se divertem porém nesse de jogo já há regras, o competir COM e a semelhança com uma modalidade esportiva.

06 – JOGOS COOPERATIVOS: São  jogos  de grupo que tem por objetivo, despertar a consciência  de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre os jogadores.