sábado, 31 de março de 2012

COMO FUNCIONAM OS MÚSCULOS

HIPERTENSÃO ARTERIAL


CONTROLE  O  STRESSE   E  A HIPERTENSÃO   ARTERIAL

IMPORTÃNCIA:
As doenças cardiovasculares especialmente as causadas pela hipertensão arterial e pelo estresse, são as principais causas de improdutividade das pessoas, segundo a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde).

O PROBLEMA:
A hipertensão arterial é conhecida como “inimiga silenciosa” já que não apresenta sintomas que serviriam de alerta. Mais da metade dos hipertensos não sabem que estão com a doença. Dentre os quais sabem, metade não se trata.

A CAUSA:
Existem inúmeras entre a predisposição genética e os fatores ambientais e emocionais, entretanto em mais de 95% dos pacientes a hipertensão arterial é uma doença que não tem cura, mas tem controle.

OS PRINCIPAIS RISCOS PARA ADOECER:

- Consumo excessivo de sal;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Uso de drogas;
- Sedentarismo;
- Estresse devido a impaciência e hostilidade nas relações interpessoais.

OS GANHOS  COM O TRATAMEMTO:

O tratamento correto individualizado e sob orientação médica ( dieta, exercícios, medicamentos) significa um importante ganho com redução de risco de:

-A.V.C. (Derrame cerebral);
- I.A.M. ( Infarto Agudo do Miocárdio);
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal crônica;


VALE A PENA CONTROLAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dr. Ernesto Kogan, Médico especialista em Clínica  Médic

quarta-feira, 21 de março de 2012

VÍDEO - HANDEBOL


Nesse vídeo de handebol gostaria que os alunos prestassem atenção aos seguintes itens;

a) Como no handebol, o toque de bola é rápido;
b) A maneira em como a barreira se posiciona para ajudar a defesa;
c) Percebam que alguns ataques são feitos pelos cantos da quadra;
d) A movimentação e o constante toque e bola entre os jogadores.


VÍDEO HANDEBOL - MELHORES ATAQUES


   
É possível por meio desse vídeo visualizar  ataques que podem ser feitos no jogo de Handebol. Percebam que quase toda finalização ao gol é realizada com salto, arremessando a bola por cima da barreira.

sexta-feira, 9 de março de 2012

VÍDEO - BULIMIA E ANOREXIA - 8º ANO



Ao assistirem esse vídeo, REFLITAM:  

 01 - Quais os fatores que influenciam os distúrbios alimentares;
02 - Qual a principal influência desses distúrbios;
03 -  O que diferencia BULIMIA de ANOREXIA;
04 - A pessoa consegue também ter um corpo saudável com alimentação balanceada e atividade física regular, porém,  quem sofre de algum DISTÚRBIO ALIMENTAR, precisa de tratamento para buscar meios saudáveis  de emagrecer.


VÍDEO- ANABOLIZANTES - 9º ANO


CONTEÚDO - ESTERÓIDES ANABOLIZANTES - 9º ANO
 
Atenção alunos do 9º, a semana que vem, na aula teórica abordaremos o tema " ESTERÓIDES ANABOLIZANTES" aasistam a esse vídeo para complementar o texto que já registraram no caderno e postem um comentário a  respeito do mesmo.




quarta-feira, 7 de março de 2012

VÍDEO - Homem Vitruviano

PROJETO: PSICOMOTRICIDADE - PROF. ADRIANO


PROJETO: PSICOMOTRICIDADE

PROFESSOR IDEALIZADOR  : ADRIANO 



10º  lugar - giz de Ouro 2011
OBJETIVO

  • Considerando que a prática da Educação Física como espaço de vivência de relações interpessoais concorre significativamente para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania consciente: a participação de crianças em atividades práticas significativas se constitui em componente formativo que integra a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.
  • Promover através da prática corporal a integração e interação dos participantes da unidade escolar, ampliando-lhes as oportunidades de socialização e aquisição de novos conhecimentos relacionados ao corpo humano.

OBJETIVO ESPECÍFICO 

  • Proporcionar estímulos motores, psicológicos e afetivos através de atividades lúdicas que facilitem a formação de novos esquemas neurais, estimulando desenvolvimento de Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Espacial e Orientação Temporal.

  • Estimular o desenvolvimento de esquemas neurais através de práticas lúdicas e corporais valorizando o aprendizado de forma lúdica com comprometimento e respeito em relação à Cultura Corporal do Movimento.
  
JUSTIFICATIVA
 Considerando que a Educação Física tem papel fundamental no processo de formação do cidadão crítico para a sociedade, é importante ressaltar que a construção e a busca da informação representa também um significado no processo de formação educacional da criança. Dessa forma este projeto tem a função de ajudar a formação de novos  esquemas neurais, através de atividades lúdicas falicitando assim novos aprendizados.
Tendo em vista o lúdico como facilitador do aprendizado, é importante ter uma abordagem global da criança por meio de uma técnica que será  utilizada nas aulas de Educação Física que é a Psicomotricidade, que leva em consideração os aspectos corporais e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e no processo de aprendizagem escolar. Há sugestões de exercícios, brincadeiras e jogos como contribuição ao desenvolvimento motor, social, emocional dos movimentos corporais na promoção da totalidade do ser humano.
“A identidade da Psicomotricidade e a validade dos conceitos que emprega para se legitimar revelam uma síntese inquestionável entre o afetivo e o cognitivo, que se encontram no motor, é a lógica do funcionamento do sistema nervoso, em cuja integração maturativa emerge uma mente que transporta imagens e representações e que resulta duma aprendizagem mediatizada dentro dum contexto sócio-cultural e sócio-histórico" (Fonseca, 1989).
De acordo com Piaget, uma criança quando nasce, apresenta poucos esquemas (sendo de natureza reflexa), e à medida que se desenvolve, seus esquemas tornam-se generalizados, mais diferenciados e mais numerosos. Conforme PULASKI (1986), esquema é uma estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais organizado e mais complexo. Dessa forma, temos a definição que os esquemas não são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
  
METODOLOGIA

O público alvo deste projeto é com alunos do 3º ano desta Unidade Escolar que se encontram no processo de aprendizado diário.
As atividades serão realizadas semanalmente nas aulas de Educação Física com o propósito de atingir os objetivos específicos, através de atividades lúdicas, corporais, coordenação motora e escrita:
  • Esquema Corporal - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
  • Lateralidade - Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais.
  • Estruturação Espacial - É a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.
  • Orientação Espacial - Quando a criança domina os diversos termos espaciais, ensinar a orientar-se, isto é: poder virar-se, ir para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, para o alto, poder ficar em fila etc.
  • Orientação Temporal - A estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função:
·         noções de tempo longo, de tempo curto (uma hora, um minuto);
·         noções de ritmo regular, de ritmo irregular (aceleração, freada);
·         noções de cadência rápida, de cadência lenta (diferença entre a corrida e o andar).

terça-feira, 6 de março de 2012

SUPLEMENTOS ALIMENTARES


Suplementos alimentares: uso cresce entre adolescentes




Um dos assuntos mais comentados nas academias na atualidade entre as pessoas que querem adquirir massa muscular ou emagrecer é a ingestão de suplementos alimentares a fim de potencializar os resultados dos treinos, prometendo verdadeiros milagres. Na ânsia de conseguir benefícios rápidos com a musculação muitos adolescentes recorrem ao uso irresponsável desses produtos.
Suplementos são complementos alimentares destinados a recuperar ou suprir a ausência de determinadas substâncias que faltam no organismo. Normalmente eles são usados por esportistas e destinados a complementar a dieta desses atletas, tanto em calorias como também em minerais, gorduras, carboidratos, vitaminas, proteínas, e fibras, isso vai depender da necessidade de cada pessoa.
Os suplementos alimentares podem ser vendidos em cápsula ou em pó e para serem comercializados devem ser autorizados pela (ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária), podendo ser adquiridos sem receita médica, com isso os jovens têm liberdade de comprá-los.
O que torna o assunto preocupante é que muitos leigos praticantes de atividade física estão tomando suplementos sem uma prescrição nutricional ou médica. Utilizam o produto por conta própria, muitas vezes orientado apenas por colegas que já tomaram ou pelo instrutor da academia que não são habilitados para isso. A promessa de eliminar gordura corporal e adquirir massa muscular rapidamente é um tanto quanto sedutora, mas é ao mesmo tempo muito perigosa, pois podem causar graves prejuízos à saúde, trazendo desequilíbrio nutricional, problemas renais, comportamentais, entre outros, principalmente quando se consome em quantidades excessivas.
Esses produtos, porém, só devem ser utilizados por quem realmente precisa e quando necessário, são indicados para atletas de competição porque estes gastam muitas calorias devido ao desgaste do treinamento pesado. O gasto calórico dessas pessoas é tão alto que somente a alimentação convencional não é suficiente para suprir a necessidade nutricional. Por isso é fundamental ter a prescrição de um médico ou nutricionista, que além da suplementação irá elaborar um plano alimentar adequado respeitando a individualidade biológica de cada um.
Para os indivíduos normais, onde o gasto calórico não é tão grande, na maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos, mas mesmo assim, algumas pessoas deixam de se alimentar corretamente para ingerir essas substâncias o que é um equivoco, pois os alimentos possuem muito mais nutrientes do que os suplementos.
Com isso, e fundamental ressaltar que para obter bons resultados nos treinamentos, basta os adolescentes buscarem orientação de profissionais habilitados em atividade física e manterem uma alimentação balanceada a base de proteínas, carboidratos e fibras, isso se consegue facilmente ingerindo carnes, ovos, frango, peixes, leite e derivados e se mesmo assim a opção for suplementar-se é importante que se procure um nutricionista ou um médico endocrinologista para receitar uma dieta adequada.



MARIANE PRAVATO MUNHOZ,
Educadora Física, Personal Trainer e colaboradora do BLOG.

segunda-feira, 5 de março de 2012

TRABALHO 1º BIMESTRE

      Olá alunos, como já combinado, essa semana estou de licença Paternidade, gostaria que registrassem os textos relacionados aos conteúdos teóricos do bimestre para que  essa  parte  fique adiantada. Os textos são resumos dos postados do BLOG, por isso não imprimam e nem copiem do BLOG. O trabalho que pedi a vcs vão me entregar a semana que vem somente para mim    em uma folha separada,  não se esqueçam.


sábado, 3 de março de 2012

FOTOS DA MARIA LUIZA

NÃO É A CARINHA DO PAPAI?




 QUE COISA FOFA !!!!




MENINA LINDA


ROUPINHA DA SAÍDA DA MATERNIDADE




QUE PREGUIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!


GRAÇAS A DEUS NOSSA FILHA É SAUDÁVEL E DORME MUITOOOOOO!!!!


MARIA LUIZA TIRANDO UM COCHILO NO BERÇÁRIO